quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Coaching e a Fonoaudiologia


 

O que é Coaching?

     Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano, ajustado a variadas ciências, tais como a Sociologia, Psicologia, Neurociência, Neurolinguística entre outras que se utiliza de técnicas presentes em Administração de Empresas, Esportes e Gestão de Pessoas para motivar e apoiar pessoas e empresas no que diz respeito ao alcance de metas, gerando um desenvolvimento crescente, de forma a evoluir continuamente. 

     O termo Coaching foi empregado pela primeira vez na área dos esportes no ano de 1831, mas foi na década de 50 que o termo foi utilizado pela primeira vez na área de negócios, como uma capacidade de gerenciamento de pessoas. A palavra Coaching é oriunda do inglês e significa “treinamento”. 

     Esta metodologia é realizada por um profissional denominado coach e o seu cliente então é chamado de coachee. Esta metodologia pode ser aproveitada tanto no campo profissional, como também no acréscimo de ares da vida pessoal do cliente.

     A prática do coaching permite várias benfeitorias para aqueles que o exercem, tais como a percepção dos elementos fortes a serem aperfeiçoados, planejamento profissional e pessoal, autoconhecimento, estabelecimento de metas e desígnios claros e possíveis de serem obtidos e a própria autoestima e a confiança, através do uso íntegro de potenciais e capacidades, sucesso, realização, melhoramento e estabilização na qualidade de vida. 

E onde entra a fonoaudiologia?


     O fonoaudiólogo atua no coaching de Comunicação que tem como meta ajudar o indivíduo a entender aonde quer chegar como um bom falante e quais os mecanismos precisa para alcançar seus objetivos comunicativos. Na comunicação, especialmente para quem tem dificuldades, quer sejam na dicção, projeção da voz ou sobretudo na organização da fala, o coaching poderá ser um acelerador do processo de treinamento, dando o foco adequado para o cliente.
É realizado em forma de sessões individuais e/ou em grupo, de acordo com a proposta pré-estabelecida entre a coache (profissional) e o coachee (cliente).


 Fontes : 

http://www.verbovox.com.br/coaching-de-comunicacao.html


Curso Prático: Treinamento vocal - Análise perceptiva-auditiva, acústica e visual

     Nós, membros da Comunica Fono Jr, gostaríamos de agradecer à todos que participaram do Curso Prático: Treinamento vocal - Análise perceptiva-auditiva, acústica e visual, que foi um sucesso!
     Queremos fazer um agradecimento especial a Profª. Drª. Aline Epiphanio Wolf, pelo constante empenho para desenvolvimento da empresa e pelo excelente curso. Queremos agradecer também a parceria da empresa Microsom e Tonin Superatacado. 
     O curso contou com avaliações de casos clínicos selecionados, afim de exercitar a avaliação vocal perceptiva auditiva, treinamento auditivo, análise acústica e imagens laríngeas. Relacionando, também, o diagnóstico médico, aos achados da avaliação das vozes disfônicas.
    
















     







segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O Processo Seletivo da Comunica Fono Jr foi finalizado nessa quinta feira (21/08). As Selecionadas Foram: Camila kira e Mirella Gonçalves. Toda equipe parabeniza as novas integrantes e agradece todas que se inscreveram. Sejam BEM VINDAS e um ótimo trabalho! Equipe Comunica Fono Júnior

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Prejuízos no canto amador

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam: praticar o canto de modo amador também necessita de cuidados vocais. Em corais amadores, como os de igrejas, os praticantes buscam apenas o prazer no canto e não estão bem informados sobre os conhecimentos básicos de cuidados vocais.
Para atingir grande diversidade de efeitos sonoros são realizados ajustes neuromusculares por todo trato vocal. Assim, o mau uso vocal pode ocasionar sintomas (agudos ou crônicos) de atrito vocal, resultando em redução das capacidades vocais ou desgaste do mecanismo vocal. Estes sintomas podem ser caracterizados como: sensação de garganta ressecada, desconforto ou dor na garganta e redução da extensão vocal.
Além de que, o mau uso da voz cantada influencia a qualidade da voz falada e a recíproca também é verdadeira. Se há queixas na voz cantada e falada, é possível que haja alguma alteração das pregas vocais. Porém, se há queixas apenas na voz cantada, pode indicar falta de técnica de canto.




quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Museu do Aparelho Auditivo: Já ouviu falar?



Inaugurado em 2013 o Museu do Aparelho Auditivo tem sua sede na cidade de Franca – SP; conta com mais de 500 itens museológicos, bibliográficos e arquivísticos à disposição; além do acervo disponibilizado virtualmente no site do Museu. 
Os visitantes tem a possibilidade de aprender e explorar o mundo dos aparelhos auditivos adquiridos em mais de 13 países da América do Norte, Ásia e Europa. Dentre essas peças está o Audiphone, um aparelho fabricado na França datado de 1890, considerado uma raridade. 
O Museu é o principal do Brasil e o 4º do mundo. Em seu acervo é possível encontrar desde Aparelhos Auditivos não elétricos à aparelhos elétricos, além disso, existem em exposição Diapasões, Otoscópios, Audiômetros e acessórios como óculos e brincos que continham aparelhos auditivos embutidos.
O Museu ainda conta com exposições e possibilidade de doações. As visitações individuais podem ser feitas de segunda a sexta feiras das 9h às 15h, visitas técnicas (pesquisa) de segunda a sexta-feira das 11h30 às 15h, e visitas escolares agendadas.

Confira essas e mais algumas informações no site do Museu: http://museudoaparelhoauditivo.com.br/o-museu-agende-uma-visita.php.

Vale salientar que o Fonoaudiólogo é o profissional habilitado e capacitado a realizar os procedimentos de avaliação auditiva necessários há indicação, seleção e adaptação de aparelho de amplificação sonora; bem como a pré-moldagem para confecção do molde auricular, seleção das características eletroacústicas do aparelho e testes para verificar o benefício fornecido pelo aparelho.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Fonoaudiologia Educacional: Já ouviu falar?



A fonoaudiologia educacional é uma das áreas de especialização reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia ( Resolução 382/2010).
Quando inserido no contexto educacional, o fonoaudiólogo assume o papel de educador e passa a ser co- responsável, junto aos demais profissionais que devem compor a equipe multiprofissional educacional , pelo êxito no processo de ensino- aprendizagem, promovendo o pleno desenvolvimento das potencialidades comunicativas, cognitivas, afeto-emocionais e sociais dos estudantes. Dentre várias ações do fonoaudiólogo na educação, podemos destacar a participação no planejamento, desenvolvimento e execução de programas integrados ao plano pedagógico do professor, a participação na equipe educacional favorecendo o compartilhamento de práticas e olhares para os diferentes segmentos educacionais e análise de dados da rede de ensino e elaboração de propostas para políticas públicas, dentre outros. O fonoaudiólogo educacional é considerado também um dos principais especialistas para orientar junto com a equipe educacional, os professores e familiares de crianças com distúrbios e transtornos de aprendizagem como a dislexia, o TDAH, a disgrafia e os distúrbios da cognição social,como por exemplo o autismo.


Fonte : http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/faq_educacional.pdf
http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/index.php/2014/01/fonoaudiologia-educacional-aprendizagem-em-boas-maos/