Pesquisas da University of Michigan mostrou que o uso de um coquetel de vitaminas e minerais pode ser um promissor caminho para evitar a perda auditiva induzida por ruído - PAIR
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído. A perda auditiva induzida por ruídos (PAIR) é a razão mais comum de perda auditiva. Estima-se que 15% das pessoas entre 20 e 60 anos irão ter perda auditiva (PAIR), causada por exposição a altos ruídos de concertos de rock, ruídos urbanos como o trânsito, ou mesmo por fones de Ouvido, Ipods, e outros aparelhos de reprodução sonora pessoais podem chegar a níveis de ruído semelhantes aos dos motores a jato. (segundo estudo realizado pela Universidade de Leicester na Inglaterra). Pesquisadores também alertam que estes ruídos altos afetam uma parte do cérebro chamado de núcleo coclear dorsal, danificando o revestimento das células nervosas, podendo causar zumbido, surdez temporária além de outros problemas auditivos.
Diante disto, pesquisadores da University of Michigan Kresge Hearing Reserch Institute, acreditam que a tendência de futuro é apenas aumentar o número de pessoas afetas pela PAIR em todo o mundo. E para reverter estes dados, os especialistas estão apostando num coquetel de vitaminas (A, C, E) e mineral (magnésio), como um promissor caminho para evitar uma possível perda de audição causada por altos ruídos.
Os pesquisadores da University of Michigan relataram que o uso em animais de uma combinação de doses elevadas de vitaminas A, C, E e magnésio, feita de uma hora antes da exposição ao ruído. E posteriormente como um tratamento uma vez ao dia durante cinco dias, foi muito eficaz na prevenção da perda auditiva induzida por ruído permanente. Os animais tiveram exposição prolongada a sons como alto quanto um motor a jato na decolagem a curta distância. Segundo os pesquisadores, os nutrientes que foram bem sucedidos em testes de laboratório, agora serão testados em seres humanos. Os cientistas querem descobrir se os humanos também podem se beneficiar desta descoberta.Agora uma medicação em forma de pílula chamada AuraQuell que combina as vitaminas (A, C E) além do magnésio, está sendo testada em um grupo de pacientes que estão participando da pesquisa. Estes pacientes tomam esta medicação antes da exposição a altos ruídos. No teste em cobaias a combinação destes quatro micronutrientes bloqueou 80% da perda auditiva por ruído em 50% das cobaias.
O, AuraQuell está sendo testado em um conjunto de ensaios clínicos em humanos com apoio de outras cinco universidades em mais de 300 pessoas (militares na Suécia e na Espanha, operários da Espanha, e um grupo de estudantes da Universidade da Flórida que ouvem música em alto volume em seus iPods e outros PDAs), financiado pelo National Institutes of Health (NIH) . Este é o primeiro ensaio clínico financiado pelo NIH envolvendo a prevenção do ruído perda auditiva induzida.
Fonte: University of Michigan Kresge Hearing Reserch Institute.