A dislexia é um distúrbio de ordem neurológica que prejudica o entendimento de textos e de símbolos gráficos. É comum em um quadro de dislexia que a pessoa precise reler várias vezes um texto para compreendê-lo. Ela também afeta a linguagem escrita: em alguns casos, o disléxico escreve a mesma palavra de formas diferentes em um mesmo texto sem perceber. Também ocorre de a pessoa confundir palavras que têm sonoridades parecidas ao ouvi-las.
É normal que pessoas com dislexia descubram tê-la somente na fase adulta, ou então acabam nunca sabendo que a tem.
Um disléxico terá dificuldades escolares, porém não o impede de concluir seus estudos, uma vez que em grande parte dos casos são pessoas inteligentes, porém que muitas das vezes não sabem lidar com a simbologia escrita.
O disléxico normalmente adquire formas de lidar com sua dificuldade, porém a falta de tratamento e diagnóstico poderá sempre causar uma sensação de insegurança para esse indivíduo, uma vez que sua capacidade sempre será colocada em questão, em geral por ele mesmo.
Portanto, não importa a idade, se você conhece alguém que apresenta leitura lenta e pouco fluente, erros ortográficos sempre presentes, demora na construção de frases, dificuldade de seguir ordens longas, escrita espelhada, falta de concentração, dificuldades com noções de tempo e espaço, oriente-o a ir em um fonoaudiólogo, esses podem ser alguns sinais de um distúrbio muito comum que pode ser tratado.
Fonte:
Revista Veja: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/sete-sinais-de-que-o-seu-filho-pode-ter-dislexia
Nenhum comentário:
Postar um comentário