quinta-feira, 3 de julho de 2014

Fonoaudiologia e futebol


                                           
       Estamos vivendo um momento de muitas euforias, comemorações e festas, afinal, é copa do mundo. E ai entra a fonoaudiologia para contribuir tanto para os profissionais do futebol, como para os torcedores.

      Para os jogadores, que estão sempre cercados de jornalistas concedendo entrevistas no início, intervalo e fim do jogo, é importante que possuam uma boa articulação, fluência e linguagem para transmitir sua mensagem e construir sua imagem pública, além de uma voz saudável!  

      Durante a partida os jogadores precisam comunicar-se entre si e na maioria das vezes o fazem gritando, assim como o técnico do time, que precisa falar em uma intensidade bastante forte para que os jogadores possam escutá-lo, isto tudo somado a euforia e tensão.
Euforia essa que também acomete os torcedores, estejam nos estádios ou em casa, na hora de gritar gol, abusam de sua capacidade vocal, podendo causar rouquidão, fadiga vocal, falhas na voz, e diversos outros sintomas consequentes de abuso vocal.

"Acredito que a Fonoaudiologia pode oferecer suas ferramentas não apenas para corrigir distorções de fala, alterações vocais ou de fluência, como pode somar no trabalho que visa aperfeiçoar a habilidade comunicativa do jogador em todas as situações em que se expõe", esclarece a fonoaudióloga do Santos Futebol Clube, Maria Aparecida Coelho.

Diante disto ai vão dicas para manter uma boa qualidade vocal:

  • Ingerir bastante água, de preferência que não seja gelada;
  • Sono regular;
  • Roupas confortáveis, que não causem uma tensão;
  • Manter uma respiração adequada;
  • Evitar competir com ambientes ruidosos;


Além de orientar sobre os abusos, a fonoaudiologia tem na área de comunicação profissional a atuação em aperfeiçoar as habilidades comunicativas dos jogadores e técnicos, afim de melhorar sua imagem diante do público e manter sua saúde vocal.

Fonte: http://www.crefono4.org.br/Site/php/interna.php?CodPagina=1313
Foto: Fabrice Coffrine

Nenhum comentário:

Postar um comentário