quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A importância do uso de Protetor Auricular

   

Imagens da cantora Claudia Leitte
 durante o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí mostraram a rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, no domingo (18), com um protetor auricular.




Músicos, DJs, ou qualquer profissional que trabalha com música está exposto a altos níveis de pressão sonora, o que em longo prazo poderá trazer grandes consequências para a audição.

A exposição continuada a sons entre 100 e 120 decibéis pode levar à perda auditiva. Tanto que, para algumas atividades profissionais, a legislação determina tampões de proteção.

A fonoaudióloga Isabela Gomes relata: "São comuns os casos de pessoas que desencadearam uma perda auditiva por exposição ao ruído intenso ou por trauma acústico.." A fonoaudióloga recomenda o uso frequente de protetores auriculares. "Eles reduzem o volume excessivo, mas quem usa não deixa de ouvir o som ambiente".

Os sintomas decorrentes de exposições crônicas a ruído evoluem em anos, sendo estes: o trabalhador costuma acusar zumbido acompanhado por leve cefaleia, fadiga ou tontura. Segue-se o período de alguns meses de adaptação em que os sintomas tendem a desaparecer. Geralmente anos depois, o indivíduo refere dificuldade em escutar alguns sons, principalmente em ambientes ruidosos. Por fim, esse déficit auditivo irá interferir diretamente na comunicação do indivíduo.

"A surdez é o maior dos infortúnios, a perda do mais vital dos estímulos: o som da
voz, que nos traz a linguagem, desencadeia-nos os pensamentos e nos mantém na
companhia intelectual dos homens."

Hellen Keller



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário