sábado, 12 de outubro de 2013

Intervenção Fonoaudiológica para Processo de Educação Vocal

Quem nunca se sentiu bem depois de cantar alguma música, e de preferência a sua preferida? Não há um ser humano que possa negar o bem que cantar faz. Além de fazermos por diversão, cantar é uma atividade física, psicológica, social e musical e que traz muitos benefícios ao nosso corpo. Por isso vemos corais se formando, pessoas se reunindo para compartilhar essa experiência boa, que é soltar a voz. Entretanto, assim como muitas coisas na vida, que se usadas de formas erradas trazem prejuízos a nós, com a voz não seria diferente. Se usada de forma negligenciada, cantar deixará de ser uma atividade prazerosa.

Segundo estudos realizados, cantar aumenta a capacidade pulmonar, o sistema imunológico, melhora o condicionamento físico, mental, fortalece a barriga e alivia o estresse. Também faz com que possamos produzir mais endorfina, que é a mesma substância gerada quando realizamos exercícios físicos, fazemos sexo ou comemos chocolate. Além de ter uma potente ação analgésica, esse hormônio estimula a sensação de bem estar, autoconfiança, otimismo e conforto.



Porém, muitas vezes abusos vocais são cometidos, principalmente para aqueles que cantam por lazer. Por desconhecimento de técnicas necessárias e os cuidados que devem ser tomados com a voz. Assim, podendo aparecer distúrbios vocais, como pigarro/secreção, rouquidão e tosse com secreção. Portanto, uma intervenção fonoaudiológica se faz necessária, como um processo de educação, para o conhecimento de exercícios de aquecimento vocal, trabalho com respiração e propriocepção da voz. Já que parâmetros de vozes cantadas devem ser considerados, como respiração, projeção e tessitura vocal.




Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário