Crianças surdas ou com dificuldade de audição podem desenvolver habilidades de linguagem similares às de crianças de sua idade que escutam se participarem precocemente de um programa de intervenção e sua família continuar envolvida em seu progresso, sugerem resultados de um estudo.
As descobertas dão suporte à opinião de que a detecção e intervenção precoce são importantes para ajudar essas crianças a aprender a se comunicar e sugerem que as famílias podem desempenhar um papel igualmente importante.
"Os resultados destacam a questão de que os melhores efeitos são obtidos quando as famílias se envolvem e quando a intervenção é iniciada cedo", de acordo com Mary Pat Moeller, do Hospital de Pesquisa Nacional de Boys Town, em Omaha, Nebrasca.
O estudo está publicado na edição de setembro da Pediatrics.
Moeller analisou as habilidades de vocabulário de 112 crianças surdas ou com dificuldade de audição. As crianças estavam matriculadas em programas de intervenção em diferentes idades. Os educadores também classificaram o nível de envolvimento das famílias com a criança.
Os resultados demonstraram que crianças cujas famílias estavam muito envolvidas e que foram matriculadas em programas de intervenção com 11 meses apresentaram o melhor desenvolvimento de linguagem aos 5 anos, apesar do grau de perda de audição.
Na verdade, sua pontuação de vocabulário chegou perto da obtida por crianças da mesma idade normais.
Crianças que iniciaram um programa após os 2 anos apresentaram pontuações mais baixas do que crianças da mesma idade que escutam. A participação precoce também foi associada a habilidades de raciocínio verbal aos 5 anos.
"Dada a importância das habilidades de vocabulário e raciocínio verbal para o desenvolvimento de alfabetização, essas descobertas dão suporte ao valor de identificar e matricular crianças cedo (em programas de intervenção)", explicou Moeller.
Resultados da pesquisa mostraram que os efeitos negativos da participação tardia em programas de intervenção podem ser reduzidos quando a família está envolvida.
"As crianças irão se beneficiar da identificação precoce que associada a intervenções abrangentes que envolvem ativamente membros familiares", conclui Moeller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário