domingo, 10 de março de 2013

Convênios são obrigados a cobrir implante coclear bilateral


O implante coclear (IC) bilateral passa a ser procedimento obrigatório na cobertura dos planos de saúde a partir de primeiro de janeiro de 2012. A resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) permitirá que as pessoas que necessitam da cirurgia possam, enfim, solicitá-la a seus convênios gratuitamente, mediante recomendação conjunta de fonoaudiólogos, médicos e psicólogos.

Imagem

Para Carla Affonso, fonoaudióloga e doutora em Lingüística pela Universidade Federal da Bahia, somente o IC pode estimular suficientemente a audição em pessoas que tem surdez severa e profunda, ou seja, que não ouvem com nenhuma qualidade.

‘‘Para jovens e adultos, esta medida possibilita o acesso ao tratamento mais indicado para restaurar as habilidades auditivas. E para as crianças, permite que adquiram e desenvolvam todas as funções relacionadas á audição, em especial a linguagem oral’’, analisa.

O IC bilateral auxilia no desenvolvimento das habilidades auditivas, como a somação binaural e figura-fundo, que permitem a localização da fonte sonora e a compreensão da fala em meio ao ruído. São benefícios que contribuem para o melhor desempenho das atividades do dia a dia do paciente.
Multa: de R$ 30 mil a R$ 80 mil reais.

Reclamações podem ser feitas pelo site da ANS ou pelo telefono 0800.701.9656.

Referencia: Comunicar- Revista do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia- Ano XII- número 50- julho-setembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário