segunda-feira, 14 de abril de 2014

16 e Abril é o DIA MUNDIAL DA VOZ!!!!!!!

   
 Pode considerar-se a Voz como o som resultante da vibração das pregas vocais, provocada pela passagem do ar, através da laringe, no momento em que as duas pregas se aproximam. Este som será posteriormente modelado pelas cavidades de ressonância (faringe, cavidade bucal e fossas nasais).

A Voz é a forma mais comum de comunicação, sendo importante nas relações sociais e na vida profissional.

     Com exceção dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho e necessitam ter habilidades comunicativas como fala clara, voz saudável e agradável, as pessoas em seu dia-a-dia dificilmente se lembram de cuidar da voz e esquecem do poder que ela tem em uma comunicação verbal clara e eficiente e também na transmissão de emoções e do estado de humor.
 Felizmente a população em geral está muito mais alerta às alterações da voz, aumentando o número de diagnósticos precoces, e tratamento de doenças, como por exemplo o câncer, o qual o diagnóstico precoce repercute em bom prognóstico.

Ao longo destes doze anos, têm sido inúmeras as ações destinadas a promover a saúde vocal –  folhetos, entrevistas, reportagens na mídia, conferências, jornadas, workshops, espetáculos, dinamização de festa de Voz nas escolas e a criação do prémio Voz/Montepio entre outros.
Caracteriza-se por problemas vocais: afonia, fadiga vocal, alterações na tonalidade, dor ou "mal-estar" com características e intensidades variáveis.

Dicas importantes para uma boa preservação da saúde vocal:
  • Descansar e dormir bem  (a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo);
  • Beber muito líquido,  principalmente água, pois hidratar as pregas vocais é fundamental e evita o ressecamento das mesmas.
  • Manter sempre uma boa postura corporal;
  • Poupar a voz - durantes crises alérgicas e estados gripais; procurar auxílio médico e fonoaudiológico - se observar tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas ou sempre que precisar aprimorar sua voz;
  • Comer maçã - esta fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorece uma voz mais saudável.

 O que deve se evitar:
  •  Comer muito chocolate ou tomar leite em demasia - esses alimentos deixam a saliva mais viscosa, o que pode levar à vontade de pigarrear. O pigarro pode machucar as cordas vocais; 
  •  Choques térmicos;
  •  Roupas apertadas que atrapalham a respiração, pois uma alteração na respiração leva a uma alteração na produção da voz.

Análise a sua voz e responda a estas 6 questões
  1. A sua voz tornou-se rouca ou áspera?
  2. Sente por vezes irritação, dor ou tensão ao falar?
  3. Tem que fazer mais esforço para falar?
  4. Sente necessidade de pigarrear frequentemente?
  5. Perguntam-lhe muitas vezes se está "constipado" quando de fato não está?
  6. Nota que perdeu a capacidade de emitir sons agudos quando canta?

Se tem uma ou mais questões em falha procure um Otorrinolaringologista

Fonte: : www.diamundialdavoz.com  e fonosp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário