quinta-feira, 3 de abril de 2014

Conheça Carly Fleischmann


Carly tem uma história curiosa. Logo nos primeiros anos de vida, seus pais notaram uma diferença significativa entre ela e sua irmã gêmea: o desenvolvimento de Carly era lento. Com dois anos de idade, a canadense foi diagnosticada com autismo severo.'' Quando dizem que sua filha tem um atraso mental e que, no máximo atingirá o desenvolvimento de uma criança de seis anos, é como se você levasse um chute no estômago'' - Revela o pai.

Mesmo com a ajuda de especialistas, a comunicação com a garota era praticamente inexistente. Até os 11 anos não era capaz de andar ou sentar. Isso fez com que muitos amigos e familiares insistissem para que parassem o tratamento, por ser muito caro. Mas seus pais resistiram. Atualmente, a adolescente não consegue falar, mas encontrou sozinha uma maneira de se comunicar. Certo dia, quando criança, Carly foi até o computador e digitou as palavras DOR e AJUDA e saiu para vomitar no banheiro, deixando seus pais e sua irmã surpresos, pois supostamente ela nunca tinha aprendido a escrever. Mostrando a complexidade de sua mente e seu poder de assimilação.  

A partir desse momento, sua vida mudou. Ela finalmente ganhou sua voz. Foi incentivada a se comunicar através do computador sempre que precisasse de algo e um tempo depois entrar nas redes sociais como Twitter e Facebook para mostrar um pouco de sua rotina, ajudar pessoas que passam pela mesma situação, baseadas em experiências diárias e respondendo perguntas. Com sua ajuda, seu pai escreveu um livro sobre sua condição chamado ‘‘Carly’s voice – Breaking Through Autism’’. Que conta a razão pela qual os autistas tem certos comportamentos, como por exemplo, tapar olhos e ouvido. Além disso, por meio do site ''Carly's cafe'', mostra uma simulação fiel de como um autista vê o mundo ao seu redor, como por exemplo em um café. ''O autismo me trancou em um corpo que eu não posso controlar.'' - diz ela. Carly com certeza é um exemplo de superação e uma lição de vida! Nos mostra que é sim possível quebrar as barreiras do autismo.




Vale lembrar que dia 02/04 é comemorado o Dia Mundial De Conscientização Do Autismo, decretada desde 2008, é representada pela cor azul.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário