quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A fonoaudiologia na Síndrome de Down


Todo bebê que é portador da Síndrome de Down deve receber o acompanhamento de um fonoaudiólogo desde o seu nascimento, para que este profissional possa realizar determinados tratamentos.
A ajuda profissional de um fonoaudiólogo trará benefícios para o portador da síndrome e respectivamente para a família do mesmo. Como foi mostrado nos estudos realizados pela Ângela Cristina Rossetto Machado pelo CEFAC (Centro de Especialização em fonoaudiologia clínica), a significativa facilitação da interação do portador que recebeu o trabalho do fonoaudiólogo com a instituição.
De modo geral o fonoaudiólogo poderá atuar na seguintes questões:
·        Articulação dos sons, linguagem oral, leitura e escrita;
·        Dificuldade na alimentação: sugar, mastigar e engolir;
·        Coordenações nas funções orais e respiração;
·        Fortalecimento da musculatura fácil;
O tempo que uma criança com síndrome de Down deve receber tratamento com um fonoaudiólogo depende de cada fase da mesma. Pois quando ela estiver na fase do desenvolvimento da linguagem o profissional terá que orientar os pais e familiares sobre tal desenvolvimento, com o objetivo fortalecer a musculatura facial e além de estimular o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. O tratamento só acabará quando a criança estiver apta para se comunicar, como diz a publicação feita pelo site Movimento DownUma criança portadora da síndrome pode começar a falar com dois ou três anos idade, mas na maioria dos casos ocorre mais tardiamente até os cinco anos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário