Com a mastigação, inicia-se a digestão. É quando o corpo aproveita o que comemos. Portanto, mastigar os alimentos corretamente é indispensável para uma alimentação saudável.
Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o padrão ideal de mastigação é bilateral, sendo ela simultânea ou alternada. A mastigação correta traz diversos benefícios ao indivíduo. Combate a má digestão, sonolência, gastrite, a azia, úlcera e o aumento do peso; trabalha a musculatura da boca e da língua, proporciona o bom funcionamento do sistema digestivo e a saúde dos dentes. Previne alterações na arcada dentária e distúrbios da ATM. Quando a mastigação é eficiente, a produção de saliva ajuda a formar um bolo alimentar mais fácil de ser deglutido; sem precisar da ajuda de líquidos para ‘'empurrar’' o alimento.
Como consequência, a má digestão pode ocorrer, causando desconforto após as refeições com sensação de estômago muito cheio, dores abdominais, sonolência, arrotos, enjoos e até vômitos. Portanto, fique atento à sua mastigação. Hábitos como mastigar pouco, comer muito rápido, falar enquanto come ou até mesmo beber algum líquido durante a refeição podem prejudicar a digestão. E, ela é essencial para seu bem estar e para prevenir futuros distúrbios que podem surgir após a terceira idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário